História dos carros Jaguar: por que o futuro está por trás deles?

História dos carros Jaguar: por que o futuro está por trás deles?

Andorinhas esportivas
Ao mencionar a marca Jaguar, a primeira coisa que vem à mente são sedãs de luxo, cupês poderosos e conversíveis elegantes. E recentemente-também crossovers (incluindo elétricos). Muitas páginas gloriosas estão inscritas na história da marca britânica.

Assim, a história da Jaguar começou em 1922, quando, na pequena cidade de Blackpool, os amigos William Walmsley e William Lyons fundaram uma empresa que produzia carrinhos para motocicletas sob a marca Swallow Sidecars. Mas sua produção não era lucrativa e logo a empresa começou a produzir carrocerias para o Austin Seven e outros carros. O nível de competência cresceu e já em 1931, no London Auto Show, o primeiro carro da empresa foi apresentado ao público — SS I. O hype foi enorme! Segundo a revista britânica” The Motor”, O SS One foi reconhecido como o carro esportivo mais bonito do mundo. Diretamente na exposição, eles começaram a receber pedidos, dos quais havia tantos que a produção de modelos em chassis de terceiros foi reduzida e focada na produção de seus modelos. Em 1935, William Lyons renomeou a empresa como Jaguar e uma nova rodada de desenvolvimento começou.

A Jaguar sempre produziu carros que, se nem sempre estavam à frente de seu tempo, ultrapassavam com precisão seus concorrentes. Um dos modelos icônicos foi O Jaguar XK120 (1948), que se tornou o carro de produção mais rápido daqueles anos. Em 1961, o grande e belo Jaguar E-Type se juntou às fileiras dos “Jaguares”. Este carro esportivo, com um casco literalmente espalhado acima do solo e um motor de 265 cavalos de potência, desenvolveu o maximalka mais de 240 km/h. Mas o verdadeiro presente para os fãs da empresa foi o supercarro Jaguar XJ220, cujo corpo em forma de cunha baixo continha um motor de 549 HP. e desenvolveu uma velocidade de 349 km/h.

Novos tempos
Nas últimas décadas, as montadoras globais começaram a produzir carros cada vez menos brilhantes e elegantes com um caráter esportivo. Ao obedecer às leis do marketing, as empresas estão criando modelos cada vez mais semelhantes para atender a gostos cada vez mais comuns. Um efeito colateral da era moderna do design de computadores foram as tiragens multimilionárias de carros chatos e surpreendentemente semelhantes. A maioria dos modelos perdeu sua personalidade se estamos falando de design.

Todos esses anos, a Jaguar mudou com o mundo e continua mudando agora, dadas as novas realidades, mas ao fazê-lo permanece fiel à sua filosofia, Grã-Bretanha, raça ao estilo e prazer ao volante.

Agora, a ênfase está nos crossovers da família PACE (modelos F-PACE, e-PACE e I-PACE), que fundiram as tradições esportivas da marca, as vantagens da tração nas quatro rodas e o sistema de inteligência artificial. A palavra “PACE” na tradução significa um termo esportivo para o tempo de uma distância ou volta, então não é surpresa que cada um dos Trinity tenha um manuseio polido e uma dinâmica impressionante. O DNA da marca pode ser rastreado em alta qualidade de trabalho, acabamento chique, uma grande porcentagem precisamente artesanal, o que garante um alto resultado de montagem e acabamento.

A base para uma nova família de crossovers foi colocada em 2013 no carro-conceito Jaguar C-X17. A administração da empresa decidiu apostar em carros leves, de alta tecnologia e alta velocidade, com excelente aerodinâmica, que poderiam criar um nicho na junção dos segmentos de carros esportivos e SUVs. Uma nova plataforma exclusiva de alumínio iQ(AI), desenvolvida independentemente pelos engenheiros da empresa, desempenhou um papel.

Pace-revolução
O ponto de virada na história da Jaguar foi a transformação do conceito C-X17 em um crossover de produção F-PACE em 2015, tornando-se o primeiro SUV da marca. Ao mesmo tempo, na aparência da novidade, havia uma semelhança familiar com o Jaguar F-TYPE. No entanto, o design avançado era apenas parte de um projeto único. A principal vantagem do F-PACE era o design mais leve, porque seu corpo consistia em 80% de alumínio, além de materiais compósitos e aço de alta resistência. Desde uma variedade de sistemas de segurança e assistência ao condutor até um ecrã de projecção a laser (HUD), um painel de instrumentos virtual e o sistema multimédia Premium InControl Touch Pro, não te esqueceste do preenchimento eletrónico avançado.

Dois anos depois, o Big Brother compôs um crossover Jaguar E-PACE. Provou ser o mais compacto entre todos os crossovers da marca. Ele imediatamente causou uma grande impressão no público. E isso não é surpreendente, porque o chanfro acentuado do teto e o contorno das janelas laterais se referiam ao passado esportivo da marca. E ele mesmo, com sua suavidade de contornos, evasivamente se assemelhava ao lendário F-TYPE. A principal característica do iniciante foi a plataforma de tração dianteira com um arranjo transversal do motor, que ao usar tração nas quatro rodas fornece a natureza do motorista do crossover. Um ponto importante: o crossover está equipado com uma superestrutura eletrônica que amortece as rodas que perdem a aderência na estrada. Como resultado, o carro fica muito melhor em uma curva acentuada. As versões com os motores mais potentes equipam o sistema Active Driveline, que ajuda a passar pelas curvas mais íngremes com mais calma, apesar da superfície escorregadia da estrada.

E ao mesmo tempo, o motorista entende que o interior do E-PACE não é inferior aos modelos mais antigos da marca em termos de nível e qualidade de acabamento. E, além disso, ele entrou na nova era digital com todas as rodas e se tornou um dos carros tecnologicamente mais avançados entre os colegas de classe. Várias tomadas USB Para recarregar, tomadas de 12 volts, um ponto de acesso Wi-Fi 4G que é capaz de distribuir internet de alta velocidade aos passageiros. O que mais os jovens modernos precisam, que precisam estar constantemente atualizados sobre os eventos que estão acontecendo no mundo e contribuir para isso. Há, é claro, um sistema de mídia com controle de voz, um acionamento elétrico da quinta porta com um “pedal Virtual”, faróis adaptáveis, um “estacionamento” e muito mais.

O carro elétrico I-PACE tornou-se o final dos três principais líderes do segmento de crossover. O acionamento elétrico deu aos engenheiros a oportunidade de trabalhar com as proporções do carro para garantir a alta aerodinâmica de seu casco. A aparência simplificada do I–PACE traça as características do impressionante supercarro Jaguar C-X75, que nunca entrou na série, para desgosto de todos os fãs da marca. O recém — chegado parece extremamente confiante e ousado-talvez por causa da silhueta pressionada no chão com a popa cortada e a cabine movida para a frente.

Em uma cabine muito espaçosa (graças ao layout dos motores elétricos nos eixos), cinco pessoas são acomodadas confortavelmente. Possui alta tecnologia, acabamentos elegantes e elegantes e um verdadeiro espírito esportivo. A inovação é mais do que suficiente. Assim, o vidro do telhado panorâmico absorve os raios infravermelhos e as cortinas solares não são mais necessárias. Um sistema de navegação especial é capaz de calcular a rota ideal em tempo real, levando em consideração um grande número de fatores (densidade de tráfego, vento e até mesmo a presença de estações de recarga na estrada).

Como usina, o I-PACE usa dois motores elétricos (um por eixo). A poderosa bateria garante uma quilometragem recorde para este segmento — no nível de 470 km.ao mesmo tempo, com a ajuda do Carregamento “Rápido” proprietário, você pode “reabastecer” o carro em 80% em apenas 40 minutos.

Foi anunciado recentemente que, a partir de 2025, a empresa, como parte da estratégia Reimagine, está mudando completamente para motores elétricos e, até 2039, a JLR só produzirá carros com zero emissões nocivas para a atmosfera.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *